TRATAMENTOS

Tratamentos

tratamentos

1 – Terapia Comportamental

As crianças dentro do espectro autista possuem em sua maioria, grande dificuldade de interação social, por isso a terapia comportamental visa o ensino de habilidades sociais, acadêmicas, de comunicação e da vida diária, criando estratégias de trabalho que garantam o aprendizado delas e uma melhor qualidade de vida.

Sair de casa para visitar um amigo ou parente, usar o banheiro, tomar banho, cumprimentar as pessoas, pedir o que deseja receber, brincar e outras tantas coisas são para nós ações corriqueiras e nem lembramos como o aprendizado delas aconteceu. Mas, para as crianças com transtornos de desenvolvimento as coisas não acontecem dessa maneira. Faz-se necessário disponibilizar o modelo e ensinar essas habilidades até que a criança crie autonomia e adquira um novo padrão de comportamento. Para isso a orientação dos pais e familiares torna-se fundamental pois prepara-os para dar continuidade ao trabalho realizado em nossos atendimentos.

Qualquer comportamento que esteja deficitário ou em excesso no desenvolvimento de um indivíduo e que prejudique seu bem-estar com o meio é alvo desta intervenção. Para isso, o terapeuta comportamental deve conhecer a história de vida da criança e propor intervenções. Essas intervenções são planejadas de acordo com as particulariedades de cada criança.
Uma ferramenta muito utilizada é a análise funcional que consiste no levantamento criterioso dos vários fatores que produziram esses comportamentos inadequados. Ao mesmo tempo que procura-se combater esses comportamentos e extinguí-los os programas de trabalho desenvolvidos instalam outros comportamentos. É um trabalho individualizado que favorece o desenvolvimento integral da criança.

Para isso, as crianças atendidas no Projeto Amplitude recebem acompanhamento terapêutico de 2 a 3 horas semanais.

 

2 – Fonoaudiologia

A comunicação humana depende do desenvolvimento neuropsicomotor, social e intelectual de cada individuo. As crianças dentro do espectro do autismo podem apresentar falhas nesse processo comunicativo e enquanto algumas desenvolvem a linguagem verbal (fala) outras se comunicam utilizando linguagem não-verbal.

A fonoaudiologia pode ajudar nesse processo de desenvolvimento da linguagem. O primeiro passo é avaliar quais os recursos lingüísticos e comunicativos que são utilizados pela criança e com o uso destas, auxiliar no desenvolvimento das que apresentam falhas. Caso haja necessidade, pode-se utilizar métodos alternativos de comunicação como o PECS, que consiste no uso de troca de figuras, em que a criança aprende trocar o símbolo pelo objeto desejado. Por isso, a avaliação fonoaudiológica é importante para que se desenvolva um trabalho específico para cada criança, pois quanto mais cedo iniciar esse processo, maiores as chances de se obter em melhores resultados. Nesse processo não há o envolvimento somente da criança do espectro do autismo, mas sim de toda a família.

No Projeto Amplitude, as crianças recebem acompanhamento fonoaudiológico de duas a três horas semanais.

 

3 – Apoio Pedagógico

Essa é uma área dentro do Projeto Amplitude que não se restringe apenas aos transtornos do desenvolvimento, mas abrange também as dificuldades escolares nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Nosso foco nesse trabalho será dar reforço escolar e desenvolver as habilidades necessárias para que a criança apresente um bom rendimento escolar e acima de tudo sinta-se capaz e motivada a realizar as atividades acadêmicas. Promover o sucesso individual nas atividades escolares transforma a criança em um verdadeiro aprendiz.

Trabalhamos com um modelo de intervenção cognitivo conhecido por PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) que faz a correção das funções cognitivas. Mas o que são as funções cognitivas? São os processos estruturais mentais utilizados na elaboração de respostas, agrupamento e seleção de informações, e a partir daí percebermos as situações e nos posicionarmos frente a elas, em poucas palavras é o “nosso jeito de pensar”. Muitas vezes na correria nos tornamos desatentos ou esquecidos e na escola as crianças constantemente dizem ter esquecido de copiar toda a lição ou do branco na hora da prova, mas para tudo isso há uma correção e é nisso que trabalhamos.

No dia a dia nos confrontamos com inúmeras situações onde necessitamos utilizar os conhecimentos e experiências adquiridas e adaptá-los a uma nova realidade, mas nem sempre possuímos tal habilidade. Muitas vezes, a preocupação é a de passar conhecimento e não somos ensinados a aprender a aprender. Nossa intenção é a de formar aprendizes que saibam buscar o conhecimento nas diferentes fontes oferecidas: livros, sites, revistas, televisão, entre outros.

O PEI em seus instrumentos foca a correção das funções cognitivas através de exercícios com variados e crescentes graus de complexidade e abstração que ampliam o interesse e a motivação a dos indivíduos. A partir dessa intervenção o sucesso escolar é uma consequência.

A crença que fundamenta nossa prática é a que “Todo mundo pode aprender!” basta entendermos e corrigirmos o processo de entrada dos estímulos e a elaboração das respostas através da intervenção levando o aluno a refletir sobre suas hipóteses de respostas, melhorar a interiorização da conduta adequada de comportamento e o orientar na elaboração dos diversos elementos de seu pensamento. Nossa experiência demonstra os ganhos cognitivos nos alunos que passam pelo programa.

Também podemos estabelecer parceria com as escolas das crianças atendidas no Projeto Amplitude, orientando os educadores e adaptando materiais para as crianças.
Nosso papel é despertar as crianças para a aventura que é aprender…